Curso de Redação para o ENEM

O Lingua Franca Virtual tem como objetivo oferecer dois tipos de conteúdo: discussão de temas; e técnicas de redação argumentativa. Isso reflete nossa crença de que um curso de redação deve ajudar seus alunos não só com as questões estruturais de organização do texto e de correção da linguagem, mas também ajudá-los na formação de pontos de vista e argumentos sobre diversas questões relevantes do mundo e do Brasil contemporâneos.

Nas discussões de tema, o aluno terá acesso a problematizações; linhas de argumentação; conceitos e citações de filósofos, sociólogos e outros pensadores; e intervenções adequadas para os problemas discutidos. Mesmo que o tema discutido não seja cobrado em um vestibular, as informações, referências culturais e métodos de análise oferecidos podem ser usados pelos alunos para discutir diversas questões passíveis de serem cobradas em um vestibular.

Nas aulas de técnicas de redação, serão discutidas questões de organização do texto, oferecendo ao aluno técnicas de escrita específicas para a formulação de um ponto de vista e desenvolvimento de seus argumentos. O curso prefere não oferecer modelos únicos de redação: não há receita de bolo nem soluções mágicas que podem ser repetidas para todos os textos. Acreditamos em oferecer possibilidades de escrita para que o aluno decida como melhor organizar o desenvolvimento de seu texto.

Quem é o público-alvo?

Alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e para outros vestibulares.

Grade curricular deste curso

  • - Proposta de Redação
  • - Vídeos com Discussão de tema (em média 1 hora por tema), divididos em Problemas; Causas; Consequências; e Intervenções.
  • - Resumo da Discussão do Tema
  • - Biblioteca de Links para leitura e aprofundamento
  • - Produção de Texto (digitada), para aos alunos que incluíram a correção de redações na compra
  • - São divididas em Introdução; Desenvolvimento; Conclusão; Linguagem e Coesão.
  • - Linguagem e Coesão: apostilas teóricas e exercícios.
  • - Introdução, Desenvolvimento e Conclusão: vídeos com orientações sobre as técnicas de escrita; apostilas teóricas; exercícios discursivos. Correção de Redação
  • - A redação será digitada pelo aluno em local apropriado no AVA, com extensão máxima de 350 palavras
  • - O prazo de correção será de 1 semana, em dias corridos

Sobre o instrutor

O Professor Vladimir Santos ensina Redação e Interpretação de Texto na rede de ensino particular de Aracaju-SE. Após se formar pela Universidade Federal de Sergipe, trabalhou como revisor de textos e tentou o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática por 3 vezes. Ainda que não tenha sido aprovado, passou a usar o conhecimento de Filosofia, Direito, Política, Geografia e História adquirido na preparação para melhorar suas aulas e, em especial a discussão de temas para redação. Em 2014, abriu o Curso Lingua Franca para melhor ajudar os alunos a produzirem excelentes redações. Coleciona quadrinhos, lê compulsivamente, joga RPG e é fã de Game of Thrones.

Veja como você vai aprender

Painel do Aluno

Técnicas de Redação

Videoaulas

Painel do Aluno

Técnicas de Redação

Videoaulas

Pessoas